● relação de condicionalidade (
se p então q) - expressa-se pela conexão de duas
orações, uma introduzida pelo conector se ou similar (oração
antecedente) e outra por então, que geralmente vem implícita (oração
consequente). O que se afirma nesse tipo de relação é que, sendo o antecedente
verdadeiro, o consequente também o será. Vejam-se os exemplos:
Se aquecermos
o ferro, (então) ele se derreterá.
Caso faça
sol, (então) iremos à praia.
● relação de causalidade (p porque q)
- expressa-se pela conexão de duas orações, uma das quais encerra a causa que
acarreta a consequência contida na outra. Tal relação pode ser veiculada sob
diversas formas estruturais, como:
O
torcedor ficou rouco porque gritou demais.
consequência
causa
O torcedor gritou tanto que ficou
rouco.
causa
consequência
O torcedor gritou demais;
então (por isso) ficou rouco.
Como tivesse gritado demais , o
torcedor ficou rouco.
Por ter gritado demais
Causa
● relação de mediação - que se exprime por
intermédio de duas orações, numa das quais se explicitam o(s) meio(s) para
atingir um fim expresso em outra:
O
jovem envidou todos os esforços para conquistar / o amor da garota dos seus
sonhos.
meio
fim
Embora, do ponto de vista lógico, a relação de condicionalidade (implicação)
englobe as de causalidade e de mediação, são apresentadas separadamente por
razões didáticas.
● relação de disjunção - se expressa através do
conectivo ou. Esse conector, porém, é ambíguo, correspondendo ora à
forma latina aut, com valor exclusivo (isto é, um ou outro, mas não
ambos), ora à forma vel com valor inclusivo (ou seja, um ou
outro, possivelmente ambos).
Você vai passar o fim de semana em São Paulo ou vai descer
para o litoral? (exclusivo)
Todos os congressistas deveriam usar crachás ou trajar camisas
vermelhas. (inclusivo: e/ou).
● relação de temporalidade -
por meio da qual, através da conexão de duas orações, localizam-se no tempo,
relacionando-os uns aos outros, ações, eventos, estados de coisas do
"mundo real" ou a ordem em que se teve percepção ou conhecimento
deles. O relacionamento temporal pode ser de vários tipos:
a. tempo simultâneo (exato, pontual):
Quando
/Mal / Nem bem / Assim que / Logo que / No momento em que ...... o
filme começou, ouviu-se um grito na plateia.
b. tempo anterior/posterior:
Antes
que o inimigo conseguisse puxar a arma, o soldado desferiu-lhe uma
saraivada de tiros.
Depois
que Maria enviuvou, ele preferiu viver na fazenda de seus pais.
c. tempo contínuo ou progressivo:
Enquanto os
alunos faziam os exercícios, o professor corrigia as provas da outra turma.
À medida que os recursos
iam minguando, aumentava o desespero da população do vilarejo isolado pelas
inundações.
● relação de conformidade -
expressa-se pela conexão de duas orações em que se mostra a conformidade do
conteúdo de uma com algo asseverado na outra:
O réu agiu conforme o advogado lhe havia determinado.
● relação de modo - por meio da qual se
expressa, numa das orações, o modo como se realizou a ação ou evento contido na
outra. Exemplo:
Sem
levantar a cabeça, a criança ouvia as reprimendas da mãe.
Como
se fosse um raio, o cavaleiro disparou pela campina afora.
Relações discursivas ou argumentativas
● conjunção - efetuada por meio de
operadores como é, também, não só...mas também, tanto...como, além de,
além disso, ainda, nem (=e não), quando ligam enunciados
que constituem argumentos para uma mesma conclusão. Exemplo:
João é, sem
dúvida, o melhor candidato. Tem boa formação eapresenta um
consistente programa administrativo.
Além disso, revela pleno conhecimento dos problemas da
população. Ressalte-se, ainda, que não faz promessas demagógicas.
A reunião foi um fracasso. Não se chegou a nenhuma conclusão importante, nem (=
e não) se discutiu o problema central.
● disjunção argumentativa -
trata-se aqui da disjunção de enunciados que possuem orientações discursivas
diferentes e resultam de dois atos de fala distintos, em que o segundo procura
provocar o leitor/ouvinte para levá-lo a modificar sua opinião ou,
simplesmente, aceitar a opinião expressa pelo primeiro:
Todo voto é útil. Ou não foi útil o voto dado ao rinoceronte
"Cacareco" nas eleições municipais, há alguns anos atrás?
● contrajunção - através da qual se
contrapõem enunciados de orientações argumentativas diferentes, devendo
prevalecer a do enunciado introduzido pelo operador mas (porém,
contudo, todavia etc.).
Tinha todos os requisitos para ser um homem feliz. Mas vivia
só e deprimido.
Quando se utiliza o
operador embora (ainda que, apesar de (que) etc.), prevalece a
orientação argumentativa do enunciado não introduzido pelo operador:
Embora desconfiasse
do amigo, nada deixava transparecer.
O calor continuava insuportável, apesar da chuva que caiu o
dia todo.
● explicação ou justificativa -
quando se encadeia, sobre um primeiro ato de fala, outro ato que justifica ou
explica o anterior:
Não vá ainda, que tenho uma coisa importante para lhe dizer.
(Justificativa)
Deve ter faltado energia por muito tempo, pois a geladeira
está totalmente descongelada. (Explicação)
● comprovação - em que, através de um
novo ato de fala, acrescenta-se uma possível comprovação da asserção
apresentada no primeiro:
Encontrei seu
namorado na festa, tanto que ele estava de tênis Adidas.
● conclusão - em que, por meio de operadores
como portanto, logo, por conseguinte, pois etc., introduz-se
um enunciado de valor conclusivo em relação a dois (ou mais) atos de fala
anteriores que contêm as premissas, uma das quais, geralmente, permanece implícita,
por tratar-se de algo que é voz geral, de consenso em dada cultura, ou, então,
verdade universalmente aceita.
Toda a equipe jogou desentrosada. Portanto (logo) o
novo atacante não poderia mesmo ter mostrado o seu bom futebol.
João é um indivíduo perigoso. Portanto, fique longe dele.
● comparação - expressa-se por meio dos
operadores (tanto, tal) ...como (quanto), mais... (do) que,
menos... (do) que, estabelecendo entre um termo comparante e um termo
comparado, uma relação de inferioridade, superioridade ou igualdade. A relação
comparativa possui um caráter eminentemente argumentativo: a comparação se faz
tendo em vista dada conclusão a favor ou contra a qual se pretende argumentar.
Assim, se a uma pergunta como: "Devemos chamar Pedro para tirar a mala de
cima do armário?", se obtivesse como resposta:
"João é tão alto quanto Pedro"
a resposta seria desfavorável a
Pedro (embora não negando a sua altura) e favorável a João. Se, por outro lado,
a resposta fosse:
"Pedro é tão alto como João."
Haveria inversão da orientação
argumentativa, agora favorável a Pedro.
● generalização/extensão -
em que o segundo enunciado exprime uma generalização do fato contido no
primeiro, ou uma amplificação da ideia nele expressa:
Maria está atrasada. Aliás / Também / É verdade
que... , ela
nunca chega na hora.
Tive
prazer em conhecê-la. De fato / Realmente...
, estou encantado.
Pedro está de novo sem dinheiro. Bem / Aliás / Mas ...
, é o que acontece com todo estudante que vive de mesada.
● especificação/exemplificação -
em que o segundo enunciado particulariza e/ou exemplifica uma declaração de
ordem mais geral apresentada no primeiro:
Muitos de nossos colegas estão no exterior. Pierre, por exemplo,
está na França.
Nos países do Terceiro Mundo, como a Bolívia e o Brasil, falta
saneamento básico em muitas regiões.
● contraste - na qual o segundo
enunciado apresenta uma declaração que contrasta com a do primeiro, produzindo
um efeito retórico:
Gosto muito de esporte. Mas luta-livre, faça-me o favor!
Os ricos ficam cada vez mais ricos, ao passo que os pobres
tornam-se cada vez mais pobres.
● correção/redefinição - quando, através de um
segundo enunciado, se corrige , suspende ou redefine o conteúdo do primeiro, se
atenua ou reforça o comprometimento com a verdade do que nele foi veiculado ou,
ainda, se questiona a própria legitimidade de sua enunciação:
Irei à sua festa. Isto é, se você me convidar.
Eu não agiria deste modo. Se você quer saber a minha opinião.
Meus parabéns! Ou não devo cumprimentá-lo por isso?
Pedro chega hoje. Ou melhor, acredito que chegue, não tenho
certeza.
Ele não é muito esperto. De fato (Pelo contrário),
parece-me bastante estúpido.
Prometo ir ao encontro. Isto é (Ou melhor), vou tentar.
Muito bom esse material... Completo! Obrigada!
ResponderExcluirExcelentes explicações . Não tem como não aprender essa matéria . Parabéns !!!!!!
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