Profº Marcelo Costa Ficha de exercícios
I. Indique e classifique o predicado e o predicativo, quando houver.
1 - Rômulo está ausente. Predicado nominal /Predicativo do sujeito=ausente
2 - O menino dormia satisfeito. Predicado verbo-nominal/Predicativo do sujeito=satisfeito
3- O diretor não consegue falar alto. Predicado verbo-nominal/Predicativo do sujeito=alto
4- No Domingo, fiquei em casa. Predicado verbal
5 - Nesta terra, não se vive. Predicado verbal
6 - Far-lo-emos prisioneiro. Predicado verbo-nominal/Predicativo do objeto=prisioneiro
7 - Ela parecia espantada. Predicado nominal/Predicativo do sujeito=espantada
8 - Têmo-lo por bom. Predicado verbo-nominal/Predicativo do objeto=por bom
9 - Houve informações satisfatórias. Predicado verbo-nominal/Pred. do objeto=satisfatórias
10 - A dor permanecia a mesma. Predicado nominal/Predicativo do sujeito=a mesma
11 - Ela falava com segurança. Predicado verbo nominal/Predicativo do sujeito=com segurança
12 - A professora elogiou-o satisfeita. Predicado verbo-nominal/Predicativo do sujeito=satisfeita
13 - "Um fraco rei faz fraca a forte gente."Predicado verbo-nominal/Predicativo do objeto=fraca
14 - Não durmo de dia. Predicado verbal
15 - Todos morrerão um dia. Predicado verbal
16 - A caneta apareceu quebrada. Predicado nominal/Predicativo do sujeito=quebrada
17 - O pássaro voou assustado. Predicado verbo-nominal/Predicativo do sujeito=assustado
18 - A dor torna os homens mais sensatos. Predic. verbo-nominal/Pred. do objeto=mais sensatos
19 - Permaneço no escritório aos sábados. Predicado verbal
20 - O valente guerreiro chegou abatido. Predicado verbo-nominal/Pred. do sujeito=abatido
II. Justifique porque o predicado desta
oração é nominal: "Os olhos não estavam bem fechados."
a) O seu núcleo é um nome.x
b) O seu núcleo é verbo intransitivo.
c) O seu núcleo é um verbo de ligação.
d) O núcleo nada tem a ver com o tipo do predicado.
III. Indique e classifique o predicativo das frases que seguem:
a) A notícia deixou todos aliviados. Predicativo do objeto
b) Desencanto é a palavra-chave do Brasil de hoje. Predicativo do sujeito
c) A idéia parecia simples e estimulante. Predicativo do sujeito
d) Alguns deputados consideram esta lei ultrapassada. Predicativo do objeto
e) Esta lei é considerada ultrapassada por alguns deputados. Predicativo do sujeito
f) Os cientistas se esforçam por tornar possível o impossível. Os políticos, por fazer o possível, impossível. Predicativo do objeto=possível /Predicativo do objeto=impossível
a) O seu núcleo é um nome.x
b) O seu núcleo é verbo intransitivo.
c) O seu núcleo é um verbo de ligação.
d) O núcleo nada tem a ver com o tipo do predicado.
III. Indique e classifique o predicativo das frases que seguem:
a) A notícia deixou todos aliviados. Predicativo do objeto
b) Desencanto é a palavra-chave do Brasil de hoje. Predicativo do sujeito
c) A idéia parecia simples e estimulante. Predicativo do sujeito
d) Alguns deputados consideram esta lei ultrapassada. Predicativo do objeto
e) Esta lei é considerada ultrapassada por alguns deputados. Predicativo do sujeito
f) Os cientistas se esforçam por tornar possível o impossível. Os políticos, por fazer o possível, impossível. Predicativo do objeto=possível /Predicativo do objeto=impossível
Predicativo do sujeito e do objeto
PREDICATIVO DO SUJEITO E DO OBJETO
Caderno de Exercícios
Identifique e Classifique
o Predicativo nas orações abaixo:
O1. O menino estava
ansioso.
O2. Ele é tido por
sábio.
O3. A bandeira é o
símbolo da pátria.
04. Raros são os
verdadeiros líderes.
05. O trem chegou
atrasado.
06. E até embriagado
o vi muitas vezes.
07. Eles devem ser
irmãos.
08. Meu tio anda
sempre doente.
09. Aquele homem é um
guarda-noturno.
10. O cosmonauta foi
aclamado como herói.
11. Estavam roxos os
olhos da criança.
12. A atriz
permaneceu sentada e parecia abatida.
13. O
dono da loja nomeou a funcionária gerente.
14.
O povo elegeu-o deputado.
15.
O gato de porcelana virou um monte de caco.
16.
Os alunos desconfiados deixaram o colégio.
17.
A vida é um eterno recomeçar.
18.
Marta entrou séria.
19.
O soldado foi julgado incapaz.
20.
A falta de perspectivas deixa o povo desesperado.
21.
Marciano marchava tenso.
22.
Os indicadores da pesquisa não são animadores.
23.
A Ministra considerou baixa a inflação.
24.
São horríveis essas coisas.
25.
O atleta virou herói nacional.
26.
Quem são esses homens?
27.
Consideram irrisório o salário.
28.
Ando desconfiado, esse homem parece um espião.
29.
Ele se acha acamado.
30.
O crespúsculo vai ficando mais palido.
31.
Consideram-no um sonhador.
32.
José chegou cansado.
33.
Sílvio e Gabriela passeiam felizes.
34.
Despeço-me saudoso.
35.
A moça ia no ônibus muito contente.
36.
Os alunos sairam da prova confiantes.
37.
Considero inexecutável o projeto exposto.
38. As águas podiam
estar poluídas.
39. Os
adultos consideram as crianças sapecas.
40.
Joana comprou flores perfumadas.
41. O empresário
nomeou gerente o irmão.
42. Os alunos estudaram atentos para o concurso
Respostas
PREDICATIVO DO SUJEITO E DO OBJETO
_____________________________________________________________
Gabarito dos Exercícios
O1. O menino estava ansioso. (PS)
O2. Ele é tido por sábio. (PO)
O3. A bandeira é o símbolo da pátria. (PS)
04. Os verdadeiros líderes são raros. (PS)
05. O trem chegou atrasado. (PS)
06. E até embriagado o
vi muitas vezes. (= Vi Paulo embriagado) (PO)
07. Eles devem ser irmãos. (PS)
08. Meu tio anda (está) sempre doente. (PS)
09. Aquele homem é um guarda-noturno. (PS)
10. O cosmonauta foi aclamado herói. (PS)
11. Estavam roxos os olhos da criança (Os olhos da criança estavam...). (PS)
12. A atriz permaneceu sentada (PS) e parecia abatida (PS).
13. O dono da loja
nomeou a funcionária gerente. (PO)
14. O povo elegeu-o deputado. (= O povo elegeu Marcos...) (PO)
15. O gato de porcelana virou um monte de caco. (PS)
16. Os alunos deixaram o colégio desconfiados. (PS)
17. A vida é um eterno recomeçar. (PS)
18. Marta entrou séria. (PS)
19. O soldado foi julgado incapaz. (PS)
20. A falta de
perspectivas deixa o povo desesperado. (PO)
21. Marciano marchava tenso. (PS)
22. Os indicadores da pesquisa não são animadores. (PS)
23. A Ministra
considerou a inflação baixa. (PO)
24. São horríveis essas coisas (= Essas coisas
são horríveis). (PS)
25. O atleta virou herói nacional. (PS – Mudança de estado)
26. Quem são
esses homens? (= Esses homens são quem?) (PS)
27. Consideram o salário irrisório. (PO)
28. Ando (estou) desconfiado, esse homem parece um espião. (PS)
29. Ele se acha acamado. (PS)
30. O crepúsculo vai ficando mais pálido. (PS)
31. Consideram-no (no = você) um sonhador. (PO)
32.
José chegou cansado.
(PS)
33.
Sílvio e Gabriela passeiam felizes.
(PS)
34.
Despeço-me (me = eu) saudoso.
(PS)
35.
A moça ia no ônibus muito contente.
(PO)
36.
Os alunos sairam da prova confiantes.
(PS)
37.
Considero o projeto exposto inexecutável.
(PO)
38. As águas podiam estar poluídas. (PS)
39. Os
adultos consideram as crianças sapecas.
(PO)
40.
Joana comprou flores perfumadas. (PO)
41. O empresário
nomeou o irmão gerente. (PO)
42. Os alunos estudaram atentos para o concurso. (PS)
Exercícios – Adjunto
Adnominal
Exercício
1:
Assinale
a alternativa em que o adjetivo grifado funciona como adjunto adnominal.
A)
|
Homem
FELIZ é aquele que ama o próximo.
|
B)
|
Sempre
que a via, sentia-me bastante FELIZ.
|
C)
|
Todos
afirmavam que era muito FELIZ.
|
D)
|
A carta
do amigo deixou-o bastante FELIZ.
|
E)
|
O jovem
inteligente considerava-se APTO para o trabalho.
|
Exercício
2:
(UFSE)
Identifique a alternativa em que todos os dois termos destacados têm a função
de adjunto adnominal.
A)
|
As funcionárias estavam
absolutamente impossibilitadas de reagir.
|
B)
|
Traga-o
até aqui, com todas as bagagens.
|
C)
|
Belíssimas gravuras foram vendidas por eles.
|
D)
|
Eles
chegaram muito tarde e jantaram sozinhos.
|
E)
|
Os pareceres dos técnicos
lhe foram plenamente favoráveis.
|
Exercício
3:
(UFSC)
Observe os períodos abaixo e assinale a alternativa em que o lhe
funciona como adjunto adnominal:
A) ( )
|
“…
anunciou-lhe: Filho, amanhã vais comigo.”
|
B) ( )
|
O peixe
cai-lhe na rede.
|
C) ( )
|
Ao
traidor, não lhe perdoaremos jamais.
|
D) ( )
|
Comuniquei-lhe
o fato ontem pela manhã.
|
E) ( )
|
Sim,
alguém lhe propôs emprego.
|
Respostas
A)
|
Homem
FELIZ é aquele que ama o próximo.
|
Exercício
2:
(E)
|
Os pareceres dos técnicos
lhe foram plenamente favoráveis.
|
Exercício
3:
(UFSC)
Observe os períodos abaixo e assinale a alternativa em que o lhe
funciona como adjunto adnominal:
B)
|
O peixe
cai-lhe na rede.
|
Liberdade, Liberdade, de Millôr Fernandes e Flávio Rangel
“Liberdade,
essa palavra
que o sonho humano alimenta,
que não há ninguém que explique
e ninguém que não entenda.” (Cecília Meirelles)
* * *
“Não concordo com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-las”. (Voltaire, filósofo francês)
* * *
“Pode-se enganar algumas pessoas todo o tempo; pode-se enganar todas as pessoas algum tempo; mas não se pode enganar todas as pessoas todo o tempo.” (Abraão Lincoln, presidente norte-americano)
* * *
“Se Hitler invadisse o inferno, eu apoiaria o demônio.” (Winston Churchill, primeiro-ministro inglês)
* * *
Conquista do ser humano – o direito ao lazer:
Hora de comer – comer!
Hora de dormir – dormir!
Hora de vadiar – vadiar!
Hora de trabalhar? – Pernas pro ar, que ninguém é de ferro!
* * *
“O mal que os homens fazem vive depois deles. O bem é quase sempre enterrado com seus ossos.” (Shakespeare)
* * *
A liberdade e a puta são as coisas mais cosmopolitas debaixo do sol.
* * *
Mas, afinal, o que é a liberdade? Eu lhes garanto que a liberdade existe. Não só existe, como é feita de concreto e cobre e tem cem metros de altura. A liberdade foi doada aos americanos pelos franceses em 1866. Recebendo a liberdade dos franceses, os americanos a colocaram na ilha de Bedloe, na entrada do porto de Nova Iorque. Esta é a verdade indiscutível. Até a agora a liberdade não “penetrou” no território americano. Quando Bernard Shaw esteve nos EUA foi convidado a visitar a liberdade, mas recusou-se afirmando que seu gosto pela ironia não ia tão longe. Aquelas coisas pontudas colocadas na cabeça da liberdade ninguém sabe o que sejam. Coroa de louros certamente não é. Antigamente era costume coroar-se heróis e deuses com coroas de louros. Mas quando a liberdade foi doada aos EUA, nós, os brasileiros, já tínhamos desmoralizado o louro, usando-o para dar gosto no feijão. A confecção da monumental efígie custou à França trezentos mil dólares. Quando a liberdade chegou aos EUA, foi-lhe feito um pedestal que, sendo americano, custou muito mais do que o principal:
quatrocentos e cinqüenta mil dólares. Assim, o preço da liberdade é de setecentos e cinqüenta mil dólares.
* * *
Discurso de Hernán Cortez (colonizador espanhol na América):
“Soldados de Espanha! Antes de tudo há que lutar! As caravelas, mandei-as afundar, para não terdes vós outros qualquer veleidade de voltar. Há que lutar com as armas que tendes à mão. E se vo-las romperem em violento combate, então há que brigar a socos e pontapés. E se vos quebrarem os braços e as pernas, não olvideis os dentes. E se havendo feito isso, a morte chegar, mesmo assim ainda não tereis dado a última medida de vossa devoção, não! é preciso que o mau cheiro de vossos cadáveres empeste o ar e torne impossível a respiração dos inimigos de Espanha!”
- Acho que vou me mudar para os EUA.
- EUA? por quê?
- Vou viver na matriz.
* * *
- Eu não sei por que vocês reclamam tanto. Eu acho que o país está muito melhor.
- Melhor como?!
- Muito melhor do que no ano que vem!
* * *
Sentença condenatória de Tiradentes:
“Que seja conduzido pelas ruas públicas ao lugar da forca e ali morra morte natural para sempre e que depois de morto lhe seja cortada a cabeça e pregada em poste alto até que o tempo a consuma: e o seu corpo será dividido em quatro quartos e pregado em postes pelo caminho de Minas, onde o réu teve suas infames práticas. Declaram o réu infame, e seus filhos e netos, sendo seus bens confiscados. A casa em que vivia será arrasada e salgada, para que nunca mais no chão se edifique.”
* * *
Winston Churchill, em discurso ao povo inglês durante a Segunda Guerra Mundial: “Só posso oferecer-vos sangue, trabalho, suor e lágrimas.”
* * *
Declaração Universal dos Direitos do Homem:
“Todos os seres humanos nascem iguais e livres em dignidade e direitos, sem distinção de raça, sexo, cor, idioma, religião, opinião política.
Todo indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança de sua pessoa.
Ninguém será submetido a torturas e a tratos cruéis.
Ninguém poderá ser arbitrariamente preso, detido ou desterrado.
A vontade do povo é a base da autoridade do poder público.
Todos são iguais perante a lei.”
* * *
Às vezes, no fim de uma batalha, nem se sabe quem venceu; ou o vencedor parece derrotado. Galileu Galilei cedeu diante da Inquisição, mas a Terra continuou girando ao redor do Sol.
* * *
A última palavra em vida de algumas celebridades:
“O resto é silêncio.” (Hamlet)
“Meu pai, por que me abandonaste?” (Cristo)
“Mais luz.” (Goethe)
“Resisto!” (Prometeu)
que o sonho humano alimenta,
que não há ninguém que explique
e ninguém que não entenda.” (Cecília Meirelles)
* * *
“Não concordo com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-las”. (Voltaire, filósofo francês)
* * *
“Pode-se enganar algumas pessoas todo o tempo; pode-se enganar todas as pessoas algum tempo; mas não se pode enganar todas as pessoas todo o tempo.” (Abraão Lincoln, presidente norte-americano)
* * *
“Se Hitler invadisse o inferno, eu apoiaria o demônio.” (Winston Churchill, primeiro-ministro inglês)
* * *
Conquista do ser humano – o direito ao lazer:
Hora de comer – comer!
Hora de dormir – dormir!
Hora de vadiar – vadiar!
Hora de trabalhar? – Pernas pro ar, que ninguém é de ferro!
* * *
“O mal que os homens fazem vive depois deles. O bem é quase sempre enterrado com seus ossos.” (Shakespeare)
* * *
A liberdade e a puta são as coisas mais cosmopolitas debaixo do sol.
* * *
Mas, afinal, o que é a liberdade? Eu lhes garanto que a liberdade existe. Não só existe, como é feita de concreto e cobre e tem cem metros de altura. A liberdade foi doada aos americanos pelos franceses em 1866. Recebendo a liberdade dos franceses, os americanos a colocaram na ilha de Bedloe, na entrada do porto de Nova Iorque. Esta é a verdade indiscutível. Até a agora a liberdade não “penetrou” no território americano. Quando Bernard Shaw esteve nos EUA foi convidado a visitar a liberdade, mas recusou-se afirmando que seu gosto pela ironia não ia tão longe. Aquelas coisas pontudas colocadas na cabeça da liberdade ninguém sabe o que sejam. Coroa de louros certamente não é. Antigamente era costume coroar-se heróis e deuses com coroas de louros. Mas quando a liberdade foi doada aos EUA, nós, os brasileiros, já tínhamos desmoralizado o louro, usando-o para dar gosto no feijão. A confecção da monumental efígie custou à França trezentos mil dólares. Quando a liberdade chegou aos EUA, foi-lhe feito um pedestal que, sendo americano, custou muito mais do que o principal:
quatrocentos e cinqüenta mil dólares. Assim, o preço da liberdade é de setecentos e cinqüenta mil dólares.
* * *
Discurso de Hernán Cortez (colonizador espanhol na América):
“Soldados de Espanha! Antes de tudo há que lutar! As caravelas, mandei-as afundar, para não terdes vós outros qualquer veleidade de voltar. Há que lutar com as armas que tendes à mão. E se vo-las romperem em violento combate, então há que brigar a socos e pontapés. E se vos quebrarem os braços e as pernas, não olvideis os dentes. E se havendo feito isso, a morte chegar, mesmo assim ainda não tereis dado a última medida de vossa devoção, não! é preciso que o mau cheiro de vossos cadáveres empeste o ar e torne impossível a respiração dos inimigos de Espanha!”
- Acho que vou me mudar para os EUA.
- EUA? por quê?
- Vou viver na matriz.
* * *
- Eu não sei por que vocês reclamam tanto. Eu acho que o país está muito melhor.
- Melhor como?!
- Muito melhor do que no ano que vem!
* * *
Sentença condenatória de Tiradentes:
“Que seja conduzido pelas ruas públicas ao lugar da forca e ali morra morte natural para sempre e que depois de morto lhe seja cortada a cabeça e pregada em poste alto até que o tempo a consuma: e o seu corpo será dividido em quatro quartos e pregado em postes pelo caminho de Minas, onde o réu teve suas infames práticas. Declaram o réu infame, e seus filhos e netos, sendo seus bens confiscados. A casa em que vivia será arrasada e salgada, para que nunca mais no chão se edifique.”
* * *
Winston Churchill, em discurso ao povo inglês durante a Segunda Guerra Mundial: “Só posso oferecer-vos sangue, trabalho, suor e lágrimas.”
* * *
Declaração Universal dos Direitos do Homem:
“Todos os seres humanos nascem iguais e livres em dignidade e direitos, sem distinção de raça, sexo, cor, idioma, religião, opinião política.
Todo indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança de sua pessoa.
Ninguém será submetido a torturas e a tratos cruéis.
Ninguém poderá ser arbitrariamente preso, detido ou desterrado.
A vontade do povo é a base da autoridade do poder público.
Todos são iguais perante a lei.”
* * *
Às vezes, no fim de uma batalha, nem se sabe quem venceu; ou o vencedor parece derrotado. Galileu Galilei cedeu diante da Inquisição, mas a Terra continuou girando ao redor do Sol.
* * *
A última palavra em vida de algumas celebridades:
“O resto é silêncio.” (Hamlet)
“Meu pai, por que me abandonaste?” (Cristo)
“Mais luz.” (Goethe)
“Resisto!” (Prometeu)
O
Menestrel – Willian Shakespeare
Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se. E que companhia nem sempre significa segurança. Começa a aprender que beijos não são contratos e que presentes não são promessas.
Começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.
Aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.
Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo.
E aprende que, não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam… E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.
Descobre que se leva anos para construir confiança e apenas segundos para destruí-la…
E que você pode fazer coisas em um instante das quais se arrependerá pelo resto da vida. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias.
E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida.
E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.
Aprende que não temos de mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam…
Percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos. Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa… por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas; pode ser a última vez que as vejamos. Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser.
Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto.
Aprende que não importa onde já chegou, mas para onde está indo… mas, se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve.
Aprende que, ou você controla seus atos, ou eles o controlarão… e que ser flexível não significa ser fraco, ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem, pelo menos, dois lados. Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências. Aprende que paciência requer muita prática.
Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se. Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou. Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha.
Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens…
Poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.
Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.
Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém…
Algumas vezes você tem de aprender a perdoar a si mesmo.
Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado.
Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar.
Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, em vez de esperar que alguém lhe traga flores.
E você aprende que realmente pode suportar… que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida! Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar se não fosse o medo de tentar.
O gabarito da questão I, oração 3, está errado. Alto é predicativo do objeto fala (complemento do verbo transitivo direto conseguir). Porém admitimos uma locução verbal também, consegue falar. A oração está confusa na classificação sintática.
ResponderExcluirProf. Na questão A caneta apareceu quebrada, o tipo de predicado não seria verbo-nominal? Aqui no blog está como nominal. Pode ajudar-me?
ResponderExcluir