Português Profº Marcelo Costa
1 – Marque nas frases as palavras com dígrafos:
a) Charles quebrou nosso acordo contando o segredo.
b) As pessoas ficaram sabendo da chuvarada que aconteceu.
c) Quando eu crescer, serei médico.
d) Na escola, brinquei de pique e de boliche.
e) A carroça velha, serve para transportar algumas cargas.
2- Separe em sílabas as palavras abaixo e classifique – as quanto ao número de sílabas:
comunidades____________________________________________________
mercado________________________________________________________
Brasil___________________________________________________________
fogaréu_________________________________________________________
couro___________________________________________________________
fé______________________________________________________________
3- Separe em sílabas e classifique quanto a acentuação tônica:
conjunto________________________________________________________
própria__________________________________________________________
pingüim_________________________________________________________
promoção_______________________________________________________
4- Sublinhe os encontros consonantais e circule os hiatos:
vassoura - concurso - floresta - produto - carroceria - bilhetes - chão - parque - chuveiro - queijadinha - crescer - passarinho - tomate - anjo
5 – Classifique os encontros vocálicos:
reunião_______________________
feira_________________________
prefeitura____________________
piada_________________________
papagaio______________________
pequei________________________
6- Com o mesmo capricho, faça o alfabeto minúsculo :
7- Complete com as palavras : “é” ou “são” :
Os meninos ______mais rápidos na corrida que as meninas.
João Mario _____ é mais velho do que Merienne.
A unidade ______ um.A centena _______ cem unidades.
1 – Marque nas frases as palavras com dígrafos:
a) Charles quebrou nosso acordo contando o segredo.
b) As pessoas ficaram sabendo da chuvarada que aconteceu.
c) Quando eu crescer, serei médico.
d) Na escola, brinquei de pique e de boliche.
e) A carroça velha, serve para transportar algumas cargas.
2- Separe em sílabas as palavras abaixo e classifique – as quanto ao número de sílabas:
comunidades____________________________________________________
mercado________________________________________________________
Brasil___________________________________________________________
fogaréu_________________________________________________________
couro___________________________________________________________
fé______________________________________________________________
3- Separe em sílabas e classifique quanto a acentuação tônica:
conjunto________________________________________________________
própria__________________________________________________________
pingüim_________________________________________________________
promoção_______________________________________________________
4- Sublinhe os encontros consonantais e circule os hiatos:
vassoura - concurso - floresta - produto - carroceria - bilhetes - chão - parque - chuveiro - queijadinha - crescer - passarinho - tomate - anjo
5 – Classifique os encontros vocálicos:
reunião_______________________
feira_________________________
prefeitura____________________
piada_________________________
papagaio______________________
pequei________________________
6- Com o mesmo capricho, faça o alfabeto minúsculo :
7- Complete com as palavras : “é” ou “são” :
Os meninos ______mais rápidos na corrida que as meninas.
João Mario _____ é mais velho do que Merienne.
A unidade ______ um.A centena _______ cem unidades.
1. A palavra que apresenta tantos fonemas quantas são as letras que a compõem é:
a) importância
b) milhares c) sequer d) técnica e) adolescente | |
2. Em qual das palavras abaixo a letra x apresenta não um, mas dois fonemas?
a) exemplo
b) complexo c) próximos d) executivo e) luxo | |
3. Qual palavra possui dois dígrafos?
a) fechar
b) sombra c) ninharia d) correndo e) pêssego | |
4. Indique a alternativa cuja sequência de vocábulos apresenta, na mesma ordem, o seguinte: ditongo, hiato, hiato, ditongo.
a) jamais / Deus / luar / daí
b) joias / fluir / jesuíta / fogaréu c) ódio / saguão / leal / poeira d) quais / fugiu / caiu / história | |
5. Por que a forma verbal "há" leva acento ortográfico?
a) É um monossílabo átono.
b) É forma verbal. c) É palavra sem valor semântico. d) É monossílabo tônico terminado em "a". e) A vogal "a" possui timbre aberto. | |
6. Assinale a opção em que todas as palavras se acentuam pela mesma regra.
a) ananás - pajé - só
b) fórceps - árvore - péssimo c) toró - piauí - café d) balaústre - caí - substituíste e) réu - pó - má | |
7. A alternativa em que duas palavras destacadas do texto recebem acento gráfico pelo mesmo motivo é:
a) inevitável - políticas
b) é - porquê c) vários - história d) contrário - países e) três - têm | |
8. Assinale a alternativa em que as três palavras são acentuadas de acordo com a mesma regra:
a) espécie - até - zoólogo
b) você - contrário - palácio c) alienígena - nós - biológica d) cérebro - próprio - César e) inglês - também - chimpanzé | |
9. Assinale a palavra que não se completa com "i", e sim com "e".
a) pr_vilégio
b) _pecilho c) pát_o d) dent_frício e) pont_agudo | |
10. Assinale a alternativa cujas palavras estão todas corretamente grafadas.
a) pajé, xadrês, flecha, mixto, aconchego
b) abolição, tribo, pretensão, obsecado, cansaço c) gorjeta, sargeta, picina, florecer, consiliar d) xadrez, ficha, mexerico, enxame, enxurrada e) pagé, xadrês, flexa, mecherico, enxame |
onde faco pra achar o gabarito
ResponderExcluirGabarito?
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