A
redação de um bom texto depende da articulação de idéias e palavras. Na
elaboração de um texto coeso empregam-se, de forma adequada,elementos coesivos que formam uma estrutura
clara e coerente nas frases.
Alguns
elementos de coesão são: a conjunção e; que indica adição, continuidade; por isso, pois (causa e consequência); mas, porém, embora, (contraste, oposição); além disso, também (adição, continuação); por exemplo, ou seja (esclarecimento); logo,
portanto(conclusão).
É
preciso atenção na escolha do conectivo adequado para unir e organizar todas as
partes de um texto.
A
coerência textual resulta da relação harmoniosa entre as idéias apresentadas em
um texto. Refere-se, dessa forma, ao conteúdo, ou seja, à sequência ordenada das opiniões ou fatos
expostos de forma coerente, sem contradições ao que se afirma para os
interlocutores, devendo ter:
•
Organização entre as partes como um todo;
•
As frases não devem ser contraditórias,
•
O texto deve ter princípio, meio e fim.
A
retomada ou antecipação de termos
Exemplo:
Bentinho e Escobar eram amigos de Seminário. Quando este soube que aquele deveria ser padre, bolou
um plano: colocar alguém em seu lugar. E assim D. Glória, que era uma mulher muito boa, fê-lo.
O
que retoma o termo “este”? ______________________________________________
O
que retoma o termo “aquele”? ____________________________________________
O
que retoma o termo “seu”? ______________________________________________
O
que retoma o termo “que”? ______________________________________________
O
que retoma o termo “fê-lo”? _____________________________________________
PARA
REFLETIR:
Observe
o seguinte período:
“Maria deixou a sala completamente suja”.
Nesse
caso, o problema de coesão resulta em uma ambiguidade: quem estava suja? Maria
ou a sala? Para desfazer a ambiguidade, poderíamos agir da seguinte maneira:
“Maria deixou a sala que estava completamente suja.” ou “Maria estava
completamente suja quando deixou a sala.”
EXERCÍCIOS
Leia
e responda.
1- Construa uma nova versão do texto abaixo,
utilizando em relação à palavra Vera, os mecanismos de coesão que julgar adequados.
Desde
cedo o rádio noticiava: um objeto voador não identificado estava provocando
pânico entre os moradores de Valéria. A primeira reação de Verafoi sair da cama e
correr para o porto. Fazia seis meses que Vera andava trabalhando em
Parintins. Vera levantava cedo todos os
dias e passava a manhã inteira conversando com o presidente do Sindicato dos
Trabalhadores Rurais. Vera estava em Parintins, tentando convencer os trabalhadores a
mudar a técnica do plantio da várzea.
2- Reescreva as orações usando elementos de coesão
para elaborar um texto com elas:
a) Os homens não ficam deslumbrados na frente de uma
vitrine.
b) Eles não compram por impulso. Não têm paciência
para a burocracia do crediário.
c) O público feminino sente uma atração irresistível
pelas ofertas e liquidações do mercado consumidor.
d) As propagandas normalmente são direcionadas às
mulheres.
e) As mulheres têm papel importante na decisão de
compra de um homem.
f) Eles dizem que as mulheres têm bom gosto,
conhecem marcas e sabem se um produto é bom, caro ou barato.
3- Quando o treinador Leão foi escolhido para dirigir
a seleção brasileira de futebol, o jornal Correio Popular publicou um texto com
muitas imprecisões, do qual conta a seguinte passagem:
“Durante
a sua carreira de goleiro, iniciada no Comercial de Ribeirão Preto, sua terra
natal, Leão, de 51 anos, sempre impôs seu estilo ao mesmo tempo arredio e
disciplinado. Por outro lado, costumava ficar horas aprimorando seus defeitos
após os treinos. Ao chegar à seleção brasileira em 1970, quando fez parte do
grupo que conquistou o tricampeonato mundial, Leão não dava um passo em falso.
Cada atitude e cada declaração eram pensados com um racionalismo típico de sua
família, já que seus outros dois irmãos, Edmílson, 53 anos, e Édson, 58, são
médicos.” (Correio Popular, Campinas, 20 out. 2000.)
a) O que aconteceria com Leão se ele, efetivamente,
ficasse “aprimorando seus defeitos”? Reescreva o trecho de maneira que seja
eliminado o equívoco.
b) A expressão “por outro lado”, no início do
segundo período, contribui para tornar o trecho incoerente. Por quê?
Nenhum comentário:
Postar um comentário