segunda-feira, 19 de março de 2018

Homônimos e Parônimos/ ortografia - Exercícios com Gabarito 9º ano

Homônimos e Parônimos/ ortografia - Exercícios com Gabarito 9º ano

Homonímia

A homonímia se caracteriza como o fenômeno no qual as palavras têm significados e funções diferentes, porém possuem a mesma estrutura fonológica, os mesmos fonemas e a mesma acentuação. Graças ao papel do contexto, é possível que a homonímia exista sem prejuízos para a comunicação, pelo fato de o contexto ser capaz de dar o sentido correto às palavras em que ocorre o fenômeno.
Os homônimos dividem-se em três tipos:

Homógrafas: Iguais na escrita, mas diferentes na pronúncia

Exemplos:
a. este (pronome), este (ponto cardeal)
b. governo (substantivo), governo (verbo)

Homófonas: Iguais na pronúncia, porém diferentes na escrita e no significado.

Exemplos:
a. cheque (ordem de pagamento), xeque (lance de xadrez)
b. viagem (substantivo), viajem (flexão do verbo viajar)

Homônimos perfeitos: Iguais na escrita e na pronúncia.

Exemplos:
a. verão (flexão do verbo ver), verão (substantivo)
b. banco (instituição financeira), banco (assento)

Paronímia

Caracteriza-se como um fenômeno no qual as palavras são parecidas na escrita, porém diferentes no significado, tendo radicais diferentes.
Confira exemplos de parônimos:
a. iminente (pendente, próximo para acontecer) e eminente (ilustre)
b. ratificar (confirmar) e retificar (corrigir)
Referência Bibliográfica:
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. Companhia Editora Nacional. 695 p.
Arquivado em: LinguísticaPortuguês
                              



1. Marque a frase em que deve ser empregada a primeira das duas palavras que aparecem entre parênteses:

a) Essas hipóteses _________ das circunstâncias (emergem - imergem) ;
b) Nunca o encontro na _________ em que trabalha (sessão - seção);
c) Já era decorrido um _______ que ela havia partido, (lustre - lustro);
d) O prazo já estava _______ ( proscrito - prescrito );

e) O fato passou completamente ________ (desapercebido- despercebido).

2. Marque a frase que se completa com o segundo elemento do parênteses:

a) A recessão econômica do país faz com que muitos _________ (emigrem - imigrem);
b) Antes de ser promulgada, a Constituição já pedia muitos ________ (consertos - concertos);
c) A ditadura _________ muitos políticos de oposição; (caçou - cassou);
d) Ao sair do barco, o assaltante foi preso em___________ (flagrante - fragrante);
e) O juiz _________ expulsou o atleta violento (incontinenti- incontinente).
3. Marque a alternativa que se completa corretamente com o segundo elemento do parênteses:

a) O sapato velho foi restaurado com a aplicação de algumas ________ (tachas-taxas);
b) Sílvio _________ na floresta para caçar macacos (imergiu-emergiu);
c) Para impedir a corrente de ar, Luís _______ a porta (cerrou-serrou);
d) Bonifácio ________ pelo buraco da fechadura (expiava-espiava);
e) Quando foi realizado o último ________ ? (censo - senso).

4. Marque a alternativa que se completa com o primeiro elemento do parênteses:

a) A polícia federal combate o _________ de cocaína (tráfego-tráfico);
b) No Brasil é vedada a ________ racial; embora haja quem a pratique (discriminação-descriminação);
c) Você precisa melhorar seu __________ de humor (censo-senso);
d) O presidente _________ antecipou a queda do muro de Berlim (ruço-russo);
e) O balão, tremeluzindo _________ para o céu estrelado (acendeu-ascendeu).

5. Em “o prefeito deferiu o requerimento do contribuinte”, o termo grifado poderia perfeitamente ser substituído por:

a) apreciou;
b) arquivou;
c) despachou favoravelmente;
d) invalidou;
e) despachou negativamente.

6. As ideias liberais saíram incólumes, ainda que se pensasse que seriam dilapidadas, completamente. Os termos grifados são antônimos, respectivamente de:

a) arrasadas - dilaceradas;
b) intactas - edificadas;
c) intactas - dilaceradas;
d) depauperadas - prestigiadas;
e) N.R.A.

7. Complete as lacunas com a expressão correta (entre parênteses):

“O _______ (cervo - servo) prendia-se nos arbustos, fugindo dos _______ (cartuchos - cartuxos) que pipocavam por toda a _______ (área - aria);

a) cervo – cartuxos – área;
b) servo – cartuchos – aria;
c) cervo – cartuchos – área;
d) servo – cartuchos – área;
e) servo – cartuchos – aria.

8. Complete as lacunas, com a expressão necessária, que consta nos parênteses:

É necessário ________ (cegar-segar) os galhos salientes do _______ (bucho-buxo), de modo a que se possa fazer _____ (xá-chá) com as folhas mais novas.”

a) segar – buxo – chá;
b) segar – bucho – xá;
c) cegar – buxo – xá;
d) cegar – bucha – chá;
e) segar – bucha – xá.

9. O __________ (emérito-imérito) causídico ____________ (dilatou-delatou) o plano de fuga do meliante, que se encontrava na __________(eminência-iminência) de escapar da prisão:

a) emérito – delatou – iminência;
b) imérito – dilatou – eminência;
c) emérito – dilatou – iminência;
d) imérito – delatou – iminência;
e) emérito – dilatou – eminência.



10. O ________ (extrato-estrato) da conta bancária é, por si só, insuficiente para cobrir o _________(cheque-xeque), ainda que haja algum capital (incerto-inserto).

a) extrato – xeque – inserto;
b) estrato – cheque – incerto;
c) extrato – cheque – inserto;
d) estrato – xeque – incerto;
e) extrato – xeque – incerto.

11. Complete as lacunas usando adequadamente (mas / mais / mal / mau):
“Pedro e João ____ entraram em casa, perceberam que as coisas não iam bem,pois sua irmã
caçula escolhera um ____ momento para comunicar aos pais que iria viajar nas férias; _____ seus, dois irmãos deixaram os pais _____ sossegados quando disseram que a jovem iria com os primos e a tia.”

a) mau - mal - mais - mas;
b) mal - mal - mais - mais;
c) mal - mau - mas - mas;
d) mal - mau -mas - mais;
e) mau - mau - mas - mais.

12. Marque a alternativa que completa corretamente as lacunas:
“Estou ________ de que tais _______ deveriam ser _______ a bem da moralidade do serviço público.”

a) cônscio – privilégios – extintos;
b) côncio – privilégios – estintos;
c) cônscio – privilégios – estintos;
d) côncio – previlégios – estintos;
e) cônscio – previlégios – extintos.

13. Observe as orações seguintes:

I - Por que não apontas a vendedora por que foste ludibriado?
II - A secretária não informa por que linha, de ônibus chega-se ao escritório.
III - Por que será que o governo não divulga o porquê da inflação.

Há erro na grafia:
a) na I apenas;
b) em duas apenas;
c) na II apenas;
d) na III apenas;
e) em nenhuma.

14. Complete as lacunas com (estada / estadia /onde / aonde):
“_______ quer que eu me hospede, procuro logo saber o preço da _______, quanto custa a _______de um carro alugado, bem como _______ se possa ir à noite.”

a) aonde – estadia – estada – onde;
b) onde – estada – estadia – aonde;
c) onde – estadia – estada – aonde;
d) aonde – estada – estadia – onde;
e) onde – estadia – estadia – aonde.

15. Leia as frases abaixo:

1 - Assisti ao ________ do balé Bolshoi;
2 - Daqui ______ pouco vão dizer que ______ vida em Marte.
3 - As _________ da câmara são verdadeiros programas de humor.
4 - ___________ dias que não falo com Alfredo.

Escolha a alternativa que oferece a seqüência correta de vocábulos para as lacunas existentes:

a) concerto – há – a – cessões – há;
b) conserto – a – há – sessões – a;
c) concerto – a – há – seções – a;
d) concerto – a – há – sessões – há;
e) conserto – há – a – sessões – a .

16. Indique a alternativa que contém a seqüência necessária para completar as lacunas abaixo:
“A ______ de uma guerra nuclear provoca uma grande _______ na humanidade e a deixa _______com relação ao futuro da vida na terra.”

a) espectativa – tensão – exitante;
b) espectativa – tenção – hesitante;
c) expectativa – tensão – hesitante;
d) expectativa – tensão – hezitante;
e) espectativa – tenção – exitante.

17. Complete corretamente as lacunas:

“O _______ de veículos de grande porte, em vias urbanas, provoca ________ no trânsito; forçando a que os motoristas dos carros menores ________,muitas delas, completamente sem _________ ;

a) tráfico – infrações – inflijam – concerto;
b) tráfego – infrações – inflijam – conserto;
c) tráfego – inflações – infrinjam – conserto;
d) tráfego – infrações – infrações – conserto;
e) tráfico – infrações – infrações – concerto.

Gabarito 

1.
a) Essas hipóteses  emergem das circunstâncias (emergem - imergem) ; 
b) Nunca o encontro na seção em que trabalha (sessão - seção);
c) Já era decorrido um  lustro  que ela havia partido, (lustre - lustro);
d) O prazo já estava prescrito (proscrito - prescrito);
e) O fato passou completamente  despercebido  (desapercebido- despercebido).

2.
a) A recessão econômica do país faz com que muitos  emigrem (emigrem - imigrem);
b) Antes de ser promulgada, a Constituição já pedia muitos  consertos  (consertos - concertos);
c) A ditadura cassou  muitos políticos de oposição; (caçou - cassou); 
d) Ao sair do barco, o assaltante foi preso em flagrante (flagrante - fragrante);
e) O juiz  incontinenti  expulsou o atleta violento (incontinenti- incontinente). 

3. Marque a alternativa que se completa corretamente com o segundo elemento do parênteses:

a) O sapato velho foi restaurado com a aplicação de algumas  tachas  (tachas-taxas); tachas
b) Sílvio imergiu na floresta para caçar macacos (imergiu-emergiu);
c) Para impedir a corrente de ar, Luís cerrou a porta (cerrou-serrou);
d) Bonifácio espiava  pelo buraco da fechadura (expiava-espiava); 
e) Quando foi realizado o último censo ? (censo - senso). 


4. Marque a alternativa que se completa com o primeiro elemento do parênteses:

a) A polícia federal combate o tráfico de cocaína (tráfego-tráfico);
b) No Brasil é vedada a discriminação racial; embora haja quem a pratique (discriminação-descriminação);
c) Você precisa melhorar seu senso  de humor (censo-senso);
d) O presidente russo  antecipou a queda do muro de Berlim (ruço-russo); russo
e) O balão, tremeluzindo ascendeu  para o céu estrelado (ascendeu -acendeu).


5
. c) despachou favoravelmente;

6. c) intactas - dilaceradas;

7. c) cervo – cartuchos – área;

8.  a) segar – buxo – chá;

9.  a) emérito – delatou – iminência;

10. c) extrato – cheque – inserto;

11. d) mal - mau -mas - mais;

12.  a) cônscio – privilégios – extintos;

13. e) em nenhuma.

14. d) aonde – estada – estadia – onde;

15.  d) concerto – a – há – sessões – há;

16.  c) expectativa – tensão – hesitante;


17.  b) tráfego – infrações – inflijam – conserto;

ORTOGRAFIA

Dezenas de exercícios de ortografia

Ortografia é o conjunto de regras estabelecidas pela gramática normativa para a grafia correta das palavras e o uso de acentos, da crase e dos sinais de pontuação. A origem da palavra é grega e significa -orthós = certo, correto, direito, exato; e -grafia = escrita, estabelecendo, portanto, padrões para a forma escrita correta das palavras de uma língua.
escrita correta das palavras de uma língua está relacionada tanto com critérios ligados à origem das palavras (etimológicos) quanto aos ligados aos fonemas(fonológicos). A forma de grafar/escrever as palavras é fruto de uma convenção social, ou seja, de acordos ortográficos que envolvem os diversos países em que uma língua é reconhecida como sendo idioma oficial.
Acordos ortográficos da Língua Portuguesa
Quando falamos sobre ortografia, é preciso também refletirmos a respeito dos acordos ortográficos envolvendo países cuja língua portuguesa representa o idioma oficial. O primeiro acordo foi realizado em 1931 com o objetivo de promover a unificação dos dois sistemas ortográficos, entretanto, não obteve êxito. No Brasil, houve reformas ortográficas nos anos de 1943, 1945, 1971 e 1973. Em 1986, no Rio de Janeiro, houve um encontro de todos os representantes dos países lusófonos, ficando estabelecido o acordo ortográfico de 1986, mas também foi inviabilizado.
último acordo ortográfico entre os países lusófonos entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2009. Esse acordo legitimou outra reforma ortográfica, estabelecendo mudanças em diferentes aspectos, como a inclusão das letras “K”, “W” e “Y” ao alfabeto português oficial.
Dicionário
Para que os falantes possam acessar a grafia correta das palavras de uma língua, basta recorrer ao dicionário, um livro que reúne todas (ou quase todas) as palavras da língua, seus significados e classificação gramatical. As palavras são apresentadas no dicionário em ordem alfabética. Alguns dicionários também foram criados para a tradução de uma língua para outra.
A assimilação da ortografia de uma língua, independentemente se esta é materna ou não, ocorre de maneira gradativa, constante e ininterrupta. É consenso de muitos estudiosos e profissionais da linguagem que a aprendizagem da ortografia de qualquer língua depende de muita leituraescritaobservação e dedicação dos falantes, já que a língua é um sistema complexo e de extrema relevância para a interação verbalentre os sujeitos.

Por Ma. Luciana Kuchenbecker Araújo
Assinale a alternativa em que todos os vocábulos estejam grafados corretamente:
01)   Xou CH:
a)   xingar, xisto, enxaqueca
b)   mochila, flexa, mexilhão
c)   cachumba, mecha, enchurrada
d)   encharcado, echertado, enxotado
02)   Eou I:
a)   femenino, sequer, periquito
b)   impecilho, mimeógrafo, digladiar
c)   intimorato, discrição privilégio
d)   penico, despêndio , selvícola
03)   Sou Z:
a)   ananás, logaz, vorás, lilaz
b)   maciez, altivez, pequenez, tez
c)   clareza, duqueza, princesa, rez
d)   guizo, granizo siso, rizo
04)   G ou J:
a)   sarjeta, argila
b)   pajem, monje
c)   tigela lage
d)  gesto, geito
05)   SS, C, Ç:
a)   massiço, sucinto
b)   à beça, craço
c)   procissão, pretencioso
d)   assessoria, possessão
06)   O ou U:
a)   muela, bulir, taboada
b)   borbulhar, mágoa, regurgitar
c)   cortume, goela, tabuleta
d)   entupir, tussir, polir
07)   Sou Z:
a)   rês, extaziar
b)   ourivez, cutizar
c)   bazar, azia
d)   induzir, tranzir
08)   Xou CH:
a)   michórdia, ancho
b)   archote, faxada
c)   tocha, coxilo
d)   xenofobia, chilique
9)   SS ou Ç:
a)   endosso, alvíssaras, grassar
b)   lassidão, palissada, massapê
c)   chalassa, escasso, massarico
d)   arruassa, obsessão, sossobrar
10)   Xou CH:
a)   chafariz, pixe pecha
b)   xeque, salsixa, esquixo
c)   xuxu, puxar, coxixar
d)   muxoxo, chispa, xangô
11)   G ou J:
a)   agiota, beringela, canjica
b)  jeito, algibeira, tigela
c)   estranjeiro, gorjeito, jibóia
d)   enjeitar, magestade, gíria
12)   Xou CH:
a)   flexa, bexiga, enxarcar
b)   mexerico, bruxelear, chilique
c)   faixa, xalé, chaminé
d)   charque, chachim, caximbo
13)   S ou Z:
a)   aridez, pesquizar, catalizar
b)   abalizado, escassez, clareza
c)   esperteza, hipnotisar, deslise
d)   atroz, obuz, paralização
14)   G ou J:
a)   monje tijela lojista ultraje
b)   anjinho, rijidez, angina jia
c)   herege, frege, pajé, jerimum
d)   rabujento, rigeza, goló, jesto
15)  Ortografia:
a)   ascensão, expontâneo, privilégio
b)   encher, enxame, froucho richa
c)   berinjela, traje, vagem, azia
d)   cincoenta, catorze, aziago, asa
16)   S, SS,Ç,C,SC:
a)   assédio, discente, suscinto
b)   oscilar, mesce, néscio, lascivo
c)   víscera, fascinar, discernir
d)   ascenção, ressuscitar, suscitar
17)  S ou Z:
a)  atrazo, paralizar, reprezália
b)  balisa, bazar, aprazível, frizo
c)  apoteoze, briza, gaze, griz
d)  espezinhar, cerzir, proeza, paz
Respostas dos exercícios sobre Ortografia:

01. A, 02. C, 03. B, 04. A, 05. D, 06. B, 07. C, 08. D, 09. A, 10. D, 11. B, 12. B, 13. B, 14. C, 15. C, 16. C, 17. D

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Excelente este material de exercícios para estudar. Ajudei meu neto com ele. Parabéns!

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