terça-feira, 11 de dezembro de 2012

verbo ser

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil

Unidade 7 – I Ser + adjetivo
Estar + adjetivo Eu sou
Você/ ele/ ela é
A gente é
Nós somos
Vocês/ eles/ elas são
Eu estou
Você/ ele/ ela está
A gente está
Nós estamos
Vocês/ eles/ elas estão
Observações: Verbo ‘ser’ + adjetivo = situações ou estados permanentes ou muito longos. Verbo ‘estar’ + adjetivo = situações ou estados temporários.
Exemplos
Eu sou secretária. (profissão)
Você é casado? (estado civil)
O Canadá é frio. (Quase sempre é frio no Canadá.)
O Brasil é um país tropical. (Nem todas as regiões do Brasil são tropicais, mas no todo, o Brasil é considerado tropical.)
O e-mail dele é renatomotorista@muitoprazerlivro.br (endereços)
O telefone da gente é 8888-8788. (telefones)
Nós somos filhos da Suzana. (membros da família)
Vocês são diretores da WKB? (cargo na empresa)
Eles são nossos amigos. (relacionamentos)
Elas são brasileiras. (nacionalidade)
Eu estou cansada. (Não estou cansada sempre, mas hoje ou estes dias.)
Hoje está quente. (Tem dias que está frio, mas não é sempre.)
Você está ocupado. (Agora, mas não sempre.)
Ele está livre. (Neste momento, depois vai estar ocupado.)
Ela está atrasada. (Hoje ou alguns dias, mas não sempre.)
A gente está adiantada. (Hoje ou alguns dias, mas não sempre.)
Nós estamos bonitas. (Hoje ou alguns dias, mas não sempre)
Vocês estão mais bonitas hoje. (São bonitas e hoje estão mais.)
Eles estão desocupados agora. (Agora, mas não sempre.)
Elas estão arrumadas. (Elas estão vestidas para uma festa agora.)

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil

1. Complete as frases com o verbo ser + adjetivo: a. O Paulo, o Jorge e a Carina ___________ gerentes daquela loja de eletro-eletrônicos.
b. Eu ___________ casada.
c. Nós ___________ advogadas.
d. A gente ___________ brasileira.
e. A Luiza ___________ filha da dona Rita.
f. Elas ___________ as minhas amigas da Espanha.
g. Você ___________ o marido da Valquíria?
h. Vocês ___________ canadenses, certo?
i. Eu ___________ divorciado.
j. A Suíça ___________ um país da Europa.
k. O clima do Japão ___________ úmido no verão.
l. As estações do ano ___________ quatro: primavera, verão, outono e inverno.


Extraído
Glaucia Roberta Rocha Fernandes, Telma de Lurdes São Bento Ferreira e Vera Lúcia Ramos www.muitoprazerlivro.com.br www.lexikostraducoes.com.br www.grfassessorialinguistica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tipos de discursos/ Discurso Poético

Tipos de Discursos Discurso  é a prática humana de construir textos, sejam eles escritos ou orais. Sendo assim, todo discurso é uma pr...