terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Regência, Respostas com justificativas:

42. C                                                                                                                                                                                                      (A arma com que se feriu desapareceu.)                                                                                                                       Justificativa: Verbo na voz reflexiva “ferir” relacionando-se com a preposição “com” dá sentido de instrumento à palavra “faca”.
(Estas são as pessoas das quais lhe falei.)                                                                                                                    Justificativa: Verbo “falar” como bitransitivo indireto: alguém que fala de algo a alguém.
(Aqui está a foto a que me referi.)                                                                                                                                   Justificativa: Verbo transitivo indireto “referir” exige a preposição “a”, (=quem se refere sempre se refere a alguma coisa).
(Encontrei um amigo de infância de cujo nome não me lembrava.)                                                                                  Justificativa: Verbo transitivo indireto “lembrar” exige a preposição “de”. Pronome “cujo” indica posse,  concorda em gênero e número com o substantivo que segue.
(Passamos por uma fazenda onde se criam búfalos.)                                                                                                     Justificativa: Pronome relativo “onde” (=o lugar em que).
43. E                                                                                                                                                                                       (Certifiquei-o de que uma pessoa muito querida aniversaria neste mês.)                                                                 Justificativa: Verbo transitivo direto e indireto “certificar” admite duas construções: Quem certifica, certifica algo a alguém ou Quem certifica, certifica alguém de algo.
(Lembre-se de que, baseada em caprichos, não obterá bons resultados.)                                                                    Justificativa: Verbo “lembrar” pronominal exige complemento com a preposição “de”, portanto é transitivo indireto.
(Cientificaram-lhe de que aquela imagem refletia a alvura de seu mundo interno.)                                               Justificativa: Verbo transitivo direto e indireto “cientificar” com objeto direto de coisa e indireto de pessoa, ou vice-versa.
44. D                                                                                                                                                                                                 (Aqui se jogam as sementes para informar-lhes de que a cultura não deve ser acadêmica.)                                      Justificativa: Verbo transitivo direto e indireto “informar” apresenta objeto direto de coisa e indireto de pessoa, ou vice-versa.
45. D                                                                                                                                                                                                 (Veja bem estes olhos dos quais se tem ouvido falar.)                                                                                                    Justificativa: Verbo “falar” como bitransitivo indireto: alguém que fala de algo a alguém.

(Veja bem estes olhos aos quais se dedicaram muitos versos.)                                                                               Justificativa: Verbo pronominal “dedicar-se” pede complemento preposicionado. O pronome “qual” concorda com o elemento antecedente.
(Veja bem estes olhos sobre cujo brilho fala o poeta.)                                                                                                  Justificativa: Verbo transitivo indireto “falar” exige a preposição “sobre”. Pronome “cujo” indica posse, concorda em gênero e número com o substantivo que segue.
(Veja bem estes olhos dos quais se extraem confissões e promessas.)                                                                       Justificativa: Verbo “extrair” pronominal exige complemento com a preposição “de”, portanto é transitivo indireto. O pronome “qual” concorda com o elemento antecedente.
46. D                                                                                                                                                                                        (Constava, nos relatórios, que ele era muito competente e disso todos pareciam estar conscientes.)            Justificativa: Conjunção subordinativa “que”. O nome “consciente” pede complemento antecedido da preposição “de”.
47. C                                                                                                                                                                                                      (A planta cujos frutos são venenosos foi derrubada.)                                                                                                                 (O estado em cuja capital nasci é este.)                                                                                                                                         (O escritor de cuja obra falei morreu ontem.)                                                                                                                              (Esse é o livro a cujas páginas sempre me referi.)                                                                                                                       (Este é o homem por cuja causa lutei.)                                                                                                                              Justificativa: Pronome “cujo” indica posse, concorda em gênero e número com o substantivo que segue. Porém, o pronome “cujo” será antecedido de preposição quando o verbo da oração em que ele se insere assim o exigir.
48. E                                                                                                                                                                                             (Prefiro aspirar a uma posição honesta a ficar aqui.)                                                                                                 Justificativa: Verbo transitivo indireto “preferir” exige a preposição “a”. O verbo “aspirar” quando significar “pretender”, “desejar”, “almejar” é transitivo indireto e exige complemento com a preposição “a”.
49. E                                                                                                                                                                                              (Alguns demonstram verdadeira aversão a exames, porque nunca se empenharam o suficiente na utilização do tempo de que dispunham para o estudo.)                                                                                                                  Justificativa: A palavra “aversão” exige a preposição “a”. O verbo “empenhar-se” exige a preposição “em”, “na” = preposição “em” + o artigo “a”. Verbo transitivo indireto “dispor” exige a preposição “de”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tipos de discursos/ Discurso Poético

Tipos de Discursos Discurso  é a prática humana de construir textos, sejam eles escritos ou orais. Sendo assim, todo discurso é uma pr...