terça-feira, 11 de dezembro de 2012

COESÃO E COERÊNCIA

A coesão nada mais é que a ligação harmoniosa entre os parágrafos, fazendo com que fiquem ajustados entre si, mantendo uma relação de significância.
coesão trabalha com a estrutura do texto dissertativo, é parte daquilo que forma os elementos do texto. A coerência, segundo ele, tem relação com as ideias e para ser desenvolvida depende das informações que o candidato carrega ao longo de sua formação acadêmica.
A coesão: é a correta ligação entre os elementos de um texto, que ocorre no interior das frases, entre as próprias frases e entre os vários parágrafos. Pode-se dizer que um texto é coeso quando os conectivos (conjunções, pronomes relativos) e também a preposição são empregados corretamente.
******************************************************************
Quando falamos sobre coerência, nos referimos à lógica interna de um texto, isto é, o assunto abordado tem que se manter intacto, sem que haja distorções, facilitando, assim, o entendimento da mensagem.
A coerência, é fundamental para que o candidato tenha um bom texto. Para isso, a leitura de jornais, revistas e sites informativos é fundamental. A prática também vai permitir que o estudante adquira um conhecimento crítico.
A coerência: diz respeito à ordenação das idéias e dos argumentos. A coerência depende da coesão. Um texto com problemas de coesão terá, provavelmente, problemas de coerência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tipos de discursos/ Discurso Poético

Tipos de Discursos Discurso  é a prática humana de construir textos, sejam eles escritos ou orais. Sendo assim, todo discurso é uma pr...