Gêneros e Tipos Textuais
O que é texto?
No cotidiano usamos diferentes
textos para diferentes situações. Mas o que de fato constitui um texto?
A leitura da tira de Níquel
Náusea nos mostrou que o significado de um fragmento dela não é autônomo, pois
depende das outras partes com que se relaciona. Como vimos, os sentidos
(verbais) das frases articulam-se aos sentidos (não verbais) das imagens, e o
sentido global do texto resulta dessa interação, mas não só dela.
Também
é muito importante considerar o contexto, pois uma mesma frase pode ter
sentidos distintos em diferentes contextos
No cotidiano usamos diferentes
textos para diferentes situações. Mas o que de fato constitui um texto?
A leitura da tira de Níquel
Náusea nos mostrou que o significado de um fragmento dela não é autônomo, pois
depende das outras partes com que se relaciona. Como vimos, os sentidos
(verbais) das frases articulam-se aos sentidos (não verbais) das imagens, e o
sentido global do texto resulta dessa interação, mas não só dela.
Também
é muito importante considerar o contexto, pois uma mesma frase pode ter
sentidos distintos em diferentes contextos
Gêneros Textuais: conceituação
•
Sabendo-se
que o contexto é fundamental para que possamos entender plenamente os textos
que lemos, informe em qual contexto você esperaria encontrar cada um desses
enunciados.
•
Era uma
vez, num reino muito distante... Conto maravilhoso
•
Prezados
senhores. Venho por meio desta... Carta comercial
•
Respeitável
público!! Apresentação circense
•
Verifique
a tensão da rede elétrica antes de ligar o aparelho. Manual de instruções
•
NÃO
CONTÉM GLÚTEN. Embalagem de produto alimentício
•
Alô? telefonema
•
Cada ambiente social ou esfera da atividade humana produz textos
(orais ou escritos). É comum encontrar um cardápio em um restaurante, mas seria
surpreendente deparar-se com ele na sala de espera de um consultório médico.
•
ao produzir um desses textos,
não precisamos começar do zero, pois já conhecemos mais ou menos as suas
características. Por exemplo: ao escrever uma receita, sabemos que será
necessário listar os ingredientes e depois indicar o modo de preparo.
•
Pode-se dizer, portanto que as receitas têm uma estrutura relativamente
fixa. Assim como a temática (preparo de alimento) e o estilo
(frases curtas, objetivas e com predomínio do modo imperativo: misture,
amasse, bata, etc.) também são quase sempre os mesmos.
•
Textos que apresentam estrutura, temática e estilo
relativamente estáveis são chamados de Gêneros Textuais ou Gêneros
Discursivos.
•
O telefonema constitui um gênero textual oral, assim como a
aula, a conversa, a reunião de trabalho. Já a notícia, a tira, o conto de
fadas, o romance são gêneros textuais escritos.
•
Além da estrutura, temática e estilo semelhantes, os textos de
determinado gênero cumprem uma finalidade parecida. Quem faz uma
receita, tem a intenção de ensinar o preparo de um alimento; quem dá uma aula
tem o propósito de transmitir conteúdos.
•
Como os gêneros são relativamente estáveis, podem permanecer,
modificar-se, desaparecer ou dar origem a um novo gênero, dependendo do momento
histórico.
•
Há gêneros atuais, cuja esfera de circulação é a internet, como o
bate-papo virtual (chat), o blog o e-mail, que tiveram origem em gêneros
correspondentes utilizados na esfera não virtual, como a conversa, o
telefonema, o diário, a agenda e a
carta.
•
Conceito: gêneros textuais ou discursivos são textos
que circulam em determinada esfera da atividade humana (escola, trabalho,
internet, jornalismo, literatura, etc.) e possuem estrutura, temática e
estilo relativamente fixo. Os textos que pertencem a um dado gênero têm
a mesma finalidade ou objetivo.
Tipos Textuais: conceituando
•
Ao interagir nos
diferentes ambientes sociais, utilizamos diversos gêneros textuais. Para
construir tais gêneros, organizamos os textos de modos distintos.
•
Poe exemplo, quando
desejamos contar uma história, narramos as ações em uma sequência cronológica:
“O rei costumava andar pela alameda e viu um movimento estranho”.
•
Se queremos descrever
um objeto, pessoa ou lugar, apresentamos suas características, usando adjetivos
e verbos que indicam estado: “A casa é branca,, os quartos são amplos, o
quintal a Se
estamos em um debate na sala de aula e queremos defender nosso ponto de vista,
temos de organizar de outro modo. Em vez de narrar ações ou descrever seres,
apresentamos argumentos.
•
Esses diferentes
modos de organizar os textos constitui os chamados Tipos Textuais.
Diferentemente dos gêneros textuais, cuja
lista é quase infinita, os tipos textuais são basicamente cinco: narrativo,
descritivo, expositivo, argumentativo e injuntivo (persuasivo ou
instrucional)
•
Raramente encontramos
um texto que seria totalmente narrativo, ou somente descritivo. Em geral, os
textos são formados por sequências de um tipo ou outro, mas há uma sequência
predominante. Por exemplo: nos contos predominam sequências narrativas, nos
artigos de opinião, predominam sequências argumentativas.
Veja
quadro com os cinco tipos textuais
Conceituação
Os tipos
textuais são modos de organizar o texto. São cinco: narrativo,
descritivo, expositivo, argumentativo e injuntivo (persuasivo ou
instrucional). A maioria dos textos está formada por sequências textuais
de vários tipos, mas um ou dois predominam
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