quinta-feira, 16 de novembro de 2017

A amizade: sinal de vida em mim, no outro, em nós

Amizade: sinal de vida em mim, no outro, em nós...
Durante a guerra da Vietnã, uma granada explodira perto de um orfanato e muitas
crianças ficaram feridas. Dentre elas, uma menina de aproximadamente nove anos fora levada
às pressas ao hospital, pois perdera muito sangue e sofrera traumatismos. Foram feitos testes
em toda a equipe médica americana, mas o tipo sanguíneo de ninguém era compatível com o
da garota. Os médicos, tentando de toda forma salvar a menina, chamaram toda a população
local, contaram o ocorrido entre gestos e palavras, a fim de conseguir um doador. Depois de
um momento de silêncio, viu-se um braço levantar-se. Era um garoto de aproximadamente 12
anos. Os médicos o levaram às pressas para o hospital, terminaram os preparativos e iniciaram
a transfusão.
O garoto sentiu a agulha silenciosamente, mas, passado algum tempo, deixou escapar
um soluço e tapou o rosto com a mão. O médico perguntou se estava doendo e ele apenas
balançou a cabeça demonstrando que não. Os soluços aumentaram e o médico, preocupado,
chamou uma enfermeira vietnamita para tentar saber o que acontecia com o garoto. Após
algumas palavras e carinhos, a enfermeira voltou sorrindo e disse ao médico que ele estava
com medo.
- Medo de quê? – perguntou o médico.
- Medo de morrer. Ele não havia entendido o que estava acontecendo. Pensou que seu
sangue passaria todo para a menina e que ele morreria.
- Então, por que ele se ofereceu para a transfusão?
- Eu lhe perguntei a mesma coisa. Ele me olhou com um brilho diferente e disse:
- Porque ela é minha amiga.
MIRANDA, Paula. Mundo Jovem. Julho/2002, p. 21

2 comentários:

  1. oi meu nome é lara e tenho 11 anos.
    amei muito este texto.
    nós seres humanos temos que aprender a ser educado carinhoso e não se agressivo e maldoso com as outras pessoas,eu sempre gostei de ser educada com as pessoas,e a cada texto igual á esse eu me sinto mas confiante em ajudar as pessoas.
    tem tantas pessoas que querem fazer o mal invés de ajudar quem precisa,eu fico feliz em ver pessoas fazendo o bem ,mas fico triste em saber q tem gente que faz o mal.
    se eu pudesse escolher 1 desejo ,eu escolheria que todo mundo vivesse em paz e pra quem estiver lendo isto eu te desejo paz para o resto da sua vida bjs e fique com deus.

    ResponderExcluir
  2. Oi eu sou OTACIANE, eu me emocionei com esse texto .

    ResponderExcluir

Tipos de discursos/ Discurso Poético

Tipos de Discursos Discurso  é a prática humana de construir textos, sejam eles escritos ou orais. Sendo assim, todo discurso é uma pr...