sexta-feira, 12 de abril de 2013

DINÂMICA: O PRESENTE


O organizador pode escolher como presente alguma guloseima como uma caixa de bombom com o mesmo número de participantes, ou outro que possa ser distribuído uniformemente no final da dinâmica. Este presente deve ser leve e de fácil manejo pois irá passar de mão em mão. Tente embrulhá-lo bem atrativo com um papel bonito e brilhante para aumentar o interesse dos participantes em ganhá-lo. Disposição e local: os participantes devem estar em roda ou descontraidamente próximos.
Início: O organizador com o presente nas mãos diz (exemplo): Caros amigos, eu gostaria de aproveitar este momento para satisfazer um desejo que há muito venho querendo fazer. Eu queria presentear uma pessoa muito especial que durante o ano foi uma grande amiga e companheira e quem eu amo muito. Abraça a pessoa e entrega o presente. Em seguida pede um pouquinho de silência e lê o parágrafo 1:
1. PARABÉNS! *Você tem muita sorte. Foi premiado com este presente. Somente o amor e não o ódio é capaz de curar o mundo. Observe os amigos em torno e passe o presente que recebeu para quem você acha mais ALEGRE. Ao repassar o presente, a pessoa que recebe deve ouvir o parágrafo 2 e assim por diante:
2. ALEGRIA! ALEGRIA! Hoje é festa, pessoas como você transmitem otimismo e alto astral. Parabéns, com sua alegria passe o presente a quem acha mais INTELIGENTE.
3. A inteligência nos foi dada por Deus. Parabéns por ter encontrado espaço para demonstrar este talento, pois muitas pessoas são inteligentes e a sociedade, com seus bloqueios de desigualdade, impede que eles desenvolvam sua própria inteligência. Mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem lhe transmite PAZ.
 4. O mundo inteiro clama por paz e você gratuitamente transmite esta tão grande riqueza. Parabéns! Você está fazendo falta às grandes potências do mundo, responsáveis por tantos conflitos entre a humanidade. Com muita Paz, passe o presente a quem você considera AMIGO.
5. Diz uma música de Milton Nascimento, que “amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito, dentro do coração”. Parabéns por ser amigo, mas o presente. . . ainda não é seu. Passe-o a quem você considera DINÂMICO.
6. Dinamismo é fortaleza, coragem, compromisso e irradia energia. Seja sempre agente multiplicador de boas idéias e boas ações em seu meio. Parabéns! Mas passe o presente a quem acha mais SOLIDÁRIO.
7. Parabéns! Você prova ser continuador e seguidor dos ensinamentos de CRISTO. Solidariedade é de grande valor. Olhe para os amigos e passe o presente a quem você considera ELEGANTE (bonito, etc…).
8. Parabéns! Elegância (beleza, etc…) completa a criação humana e sua presença torna-se marcante, mas o presente ainda não será seu, passe-o a quem você acha mais SEXY.
9. Parabéns! A sensualidade torna a presença ainda mais marcante e atraente. Mas o presente não será seu. Passe-o a quem você acha mais OTIMISTA.
10. Otimista é aquele que sabe superar todos os obstáculos com alegria, esperando o melhor da vida e transmite aos outros a certeza de dias melhores. Parabéns por você ser uma pessoa otimista! É bom conviver com você, mas o presente ainda não será seu. Passe-o a quem você acha COMPETENTE.
11. Competentes são pessoas capazes de fazer bem todas as atividades a elas confiadas e em todos os empreendimentos são bem sucedidas, porque foram bem preparadas para a vida. Essas são pessoas competentes como você. Mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você considera CARIDOSO.
12. A caridade é como diz São Paulo aos Coríntios: “ainda que eu falasse a língua dos anjos, se não tiver caridade sou como o bronze, que soa mesmo que conhecesse todos os mistérios, toda a ciência, mesmo que tomasse a fé para transportar montanhas, se não tiver caridade de nada valeria. A caridade é paciente, não busca seus próprios interesses e está sempre pronta a ajudar, a socorrer. Tudo desculpa, tudo crê, tudo suporta, tudo perdoa”. Você que é assim tão perfeito na caridade, merece o presente. Mas mesmo assim, passe o presente a quem você acha PRESTATIVO.
13. Prestativo é aquele que serve a todos com boa vontade e está sempre pronto a qualquer sacrifício para servir. São pessoas agradáveis e todos se sentem bem em conviver. Você bem merece o presente. Mas ele ainda não é seu. Passe-o a quem você acha que é um ARTISTA.
14. Você que tem o dom da Arte e sabe transformar tudo, dando beleza, luz, vida, harmonia a tudo que toca. Sabe suavizar e dar alegria a tudo que faz. Admiramos você que é realmente um artista, mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você acha que tem FÉ.
15. Fé é o dom que vem de Deus. Feliz de você que tem fé, pois com ela você suporta tudo, espera e confia porque sabe que Deus virá em socorro nas horas difíceis e poderá ser feliz. Diz o salmo 26 ” O Senhor é a minha luz e minha salvação, de quem terei medo?” Se você acredita e espera tanto de Deus, sabe também esperar e ter fé nos homens e na vida e assim será feliz. Mas o presente não é seu, pois você não precisa dele. Passe-o a quem você acha que tem o espírito de LIDERANÇA.
16. Líderes são pessoas que sabem guiar, orientar e dirigir pessoas ou grupos, com capacidade, dinamismo e segurança. Junto de você que é líder sentimos seguros e confiamos em tudo o que você diz e resolve fazer. Confiamos muito em você, que é líder, mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você acha mais JUSTO.
17. Justiça! Foi o que Cristo mais pediu para o seu povo e por isso foi crucificado. Mas não desanime. Ser justo é colaborar com a transformação de nossa sociedade. Mas já que você é muito justo, não vai querer o presente só para você. Abra e distribua com todos, desejando- lhes FELICIDADES ! E assim o presente é distribuído entre todos !
Share this:

Eu Só Peço a Deus - Mercedes Sosa - Poema Mahatma Gandhi


Pronomes Adjetivos e Substantivos - Possessive Adjectives and Possessive Pronouns


 Em Inglês há um adjetivo e um pronome possessivo para cada pronome pessoal. Os pronomes e os adjetivos possessivos existentes na Língua Inglesa são os que se encontram no quadro abaixo.
Pronomes Possessivos Adjetivos Possessive Adjectives
Pronome Possessivos Substantivos Possessive Pronouns
my (meu, minha)
mine [(o) meu, (a) minha]
your (teu, tua, seu, sua)
yours [(o) teu, (a) tua, (o) seu, (a) sua]
his (dele)
his [(o)/(a) dele]
her (dela)
hers [(o)/(a) dela]
its [dele, dela (neutro)]
its [(o)/(a) dele, (o)/(a) dela (neutro)]
our (nosso, nossa)
ours [(o) nosso, (a) nossa]
your (vosso, vossa, seu, sua, de vocês)
yours [(o) vosso, (a) vossa, (o) seu, (a) sua]
their [deles, delas (neutro)]
theirs [(o)/(a) deles, (o)/(a) delas (neutro)]

Veja mais detalhadamente cada um desses pronomes:
1. Pronomes Possessivos Adjetivos (Possessive Adjectives):
Os adjetivos possessivos modificam substantivos, portanto aparecem sempre acompanhados de substantivos.
a) Os Pronomes Possessivos Adjetivos (Possessive Adjectives) precedem substantivos.
My jacket is new. (Minha jaqueta é nova.)
Our car is red. (Nosso carro é vermelho.)

This is your pencil. [Este é (o) seu lápis.]

b) Os Adjetivos Possessivos (Possessive Adjectives), em Inglês, não se flexionam, ou seja, valem tanto para o singular como para o plural. Isso não ocorre na Língua Portuguesa, onde os Pronomes Possessivos Adjetivos se flexionam e mudam sua forma do singular para o plural.
This is our book. [Este é (o) nosso livro.]
These are our books. [Estes são (os) nossos livros.]
This is your book. [Este é (o) seu livro.]
These are your books. [Estes são (os) seus livros.]
c) Em inglês, nunca se usa artigo (theaan) na frente dos pronomes possessivos.
(NUNCA FALE)the my book (o meu livro); the her car is black (o carro dela é preto)

LEMBRAR: O Pronome Possessivo Adjetivo (Possessive Adjective) está sempre diretamente ligado a um substantivo.


2. Pronomes Possessivos Substantivos (Possessive Pronouns):
a) Os Pronomes Possessivos (Possessive Pronouns) nunca são usados antes de substantivo, pois sua função é substitui-lo a fim de evitar repetição.
Compare estas duas frases:
Is that car your car? (Aquele carro é o seu carro?)
Is that car yours? (Aquele carro é o seu?)

b) Os Pronomes Possessivos (Possessive Pronouns), em Inglês, concordam sempre com o possuidor, diferentemente do Português, em que a concordância se faz com a coisa (pessoa, animal, objeto) possuída.
I have my house and you have yours. (Eu tenho a minha casa e você tem a sua.)
The country and its inhabitants. (O país e seus habitantes.)

c) Os Pronomes Possessivos (Possessive Pronouns), em Inglês, não se flexionam, ou seja, valem tanto para o singular como para o plural. Isso não ocorre na Língua Portuguesa, onde os Pronomes Possessivos Substantivos se flexionam e mudam sua forma do singular para o plural.
This copybook is ours. (Este caderno é nosso.)
These copybooks are ours. (Estes cadernos são nossos.)
This car is mine. (Este carro é meu.)
These cars are mine. (Estes carros são meus.)

d) Os Pronomes Possessivos (Possessive Pronouns) podem ser usados em construções com a preposição of.
Daniel and John are friends of ours. (Daniel e João são nossos amigos.)
She is a relative of his. (Ela é parente dele.)
He was an enemy of hers. (Ele era um inimigo dela.)
e) Em inglês, nunca se usa artigo (theaan) na frente dos pronomes possessivos.
(NUNCA FALE): My songs are good, but not like the his. (Minhas músicas são boas, mas não como as dele.)

Exercícios present simple, preposições, Object forms of personal pronouns, Possessive Adjectives and Pronouns


Put in the correct verb forms into the gaps. Use Simple Present.                                       Coloque nas formas verbais corretas para as lacunas. Use Presente Simples.

Example:                                                                                                                                           ___ they ____their friends? (to phone)

Answer: Do they phone their friends?                                                                           
Resposta: Eles telefonaram pro seus amigos?
1)_____you _____mineral water? (to drink)
2) _____Sarah and Linda ____their pets? (to feed)
3) _____your teacher _____your homework? (to check)
4) ______they ____in the old house? (to live)
5) _____the cat _____on the wall in the mornings? (to sit)
6) _____Nina ____computer games? (to play)
7) _____your parents ______TV in the afternoon? (to watch)
8) _____your grandmother _____the phone? (to answer)
9) _____Andy _____the shopping? (to do)
10) ____Garry and Ken ____a cup of tea in the afternoon? (to have)

RESPOSTAS:
1) Do you drink mineral water?                                                                  1) Você bebe água mineral?                                                                        2) Do Sarah and Linda feed their pets?                                                          2) Sarah e Linda alimentam seus animais de estimação?                                                                                          3) Does your teacher check your homework?                                                     3) O seu professor verificar o seu dever de casa?                                                                                4) Do they live in the old house?                                                                         4) Eles vivem na antiga casa?                                                                                                     5) Does the cat sit on the wall in the mornings?                                       5) O gato senta-se no muro de manhã?                                                                                                6) Does Nina play computer games?                                                               6) Nina joga jogos de computador?                                                                                                           7) Do your parents watch TV in the afternoon?                                                  7) Seus pais assistem TV de tarde?                                                                                                                   8) Does your grandmother answer the phone?                                                        8) A sua avó atender o telefone?                                                                  9) Does Andy do the shopping?                                                                        9) Andy fez as compras?                                                                                                                  10) Do Garry and Ken have a cup of tea in the afternoon?                                          10) Garry e Ken têm uma xícara de chá da tarde?

 Object forms of personal pronouns - Exercise

Which object form of the personal pronoun can substitute the underlined phrase in the sentence?

1) The teacher always gives the students homework.
(   )me
(   )them
(   )you
2) I am reading the book to my little sister.
(    )her
(    )us
(     )him
3) The boys are riding their bikes.
(    )it
(    )them
(    )her
4) My father is writing a letter to John.
(   ) me
(   )her
(   )him
5) I don't know the answer.
(    )she
(    )her
(    )it
6) Sally is going to Anne.
(    )her
(    )him
(    )me
7) Open the window, please.                                                                                                                                  (    ) it
(    )them
(    )us
8) Can you tell the people the way to the airport, please?
(    )  you
(    )them
(    ) us
9) The books are for Peter.
(    )him
(    )her
(    ) you
10) Can you help my sister and me, please?
(    )her
(    )me
(    )us

 RESPOSTAS:

1) The teacher always gives the students homework. them                                                             1) O professor sempre dá a lição de   casa aos alunos. eles
2) I am reading the book to my little sisterher                                                                                                                            2) Eu estou lendo o livro para minha irmãzinha. sua
3) The boys are riding their bikesthem                                                                                                                             3) Os garotos estão montando suas bicicletas. eles
4) My father is writing a letter to Johnhim                                                                                  4) Meu pai está escrevendo uma carta a John. ele
5) I don't know the answerit                                                                                                    5) Eu não sei a resposta. ele
6) Sally is going to Anneher                                                                                                     6) Sally vai Anne. sua
7) Open the window, please. it                                                                                                    7) Abra a janela, por favor. ele
8) Can you tell the people the way to the airport, please? them                                                         8) Você pode dizer às pessoas o caminho para o aeroporto, por favor? eles
9) The books are for Peterhim                                                                                            9) Os livros são para Pedro. ele
10) Can you help my sister and me, please? us                                                                             10) Você pode ajudar a minha irmã e a mim, por favor? Nos

 Exercise on Prepositions – Place
Fill the gaps with the correct prepositions. (Preencher as lacunas com as preposições corretas.)    
1.     We live ______ London.(In, on, at)
2.    Would you like to go ________ the cinema tonight? (to, on, at)
3.    No, thanks. I was ______ the cinema yesterday. (at, into, to)
4.    We are going ________holiday next week.( in, on, to)
5.    There is a bridge ________the river.( across, through,outside)
6.    The flight from Leipzig to London was ________ Frankfurt.( abaut, along, from)
7.    _______my wall, there are many picture postcards.( at, on, onto )
8.    Who is the person ________ this picture? ( at, in, on )
9.    Come _______ the sitting room, we want to watch TV. (at, in into )
10.  Munich lies 530 meters ________ sea level.( above, across, past)
RESPOSTAS                                                                                          
1.     We live in London.                                                                                                       Vivemos em Londres.
2.    Would you like to go to the cinema tonight?                                                                     Gostaria de ir ao cinema hoje à noite?
3.    No, thanks. I was at the cinema yesterday.                                                                        Não, Obrigado. Eu estava no cinema ontem.
4.    We are going on holiday next week.                                                                             Estamos saindo de férias na próxima semana.
5.    There is a bridge across the river.                                                                                    Há uma ponte sobre o rio.
6.    The flight from Leipzig to London was via Frankfurt.                                                             O vôo de Leipzig para Londres era via Frankfurt.
7.    On my wall, there are many picture postcards.                                                                         Na minha parede, há muitos cartões postais
8.    Who is the person in this picture?                                                                              Quem é a pessoa na foto?
9.    Come into the sitting room, we want to watch TV.                                                                         Venha para a sala de estar, queremos assistir TV
10.  Munich lies 530 meters above sea level.                                                                       Munique fica 530 metros acima do mar.

Possessive Adjectives and Pronouns – Exercises


Complete com os pronomes possessivos adequados.
1. I have two sons.______ages are 18 and 19.
2. That woman is looking for______husband.______name is Tom.
3. He knows________lesson well.
4. I love_______country and Alice loves_______country.
5. _____mother is fixing_____sandwiches.
6. Jack and I met_________friends yesterday.
7. The parrot ate all _________ seeds.
.
Choose the correct alternative:
1. Come with …….. (he; him)
2. You have to talk to …….. (she; her)
3. John and ……. are looking for a job. (I, me)
4. Wait for ………, please. (I; me)
5. Mary showed ……….the new dictionary. (they; them)
6. You and ………… can eat here. (he; him)
7. Bring……… a cup of coffee, please. (we; us)
8. Go after …………, please (they; them)
9. They live near …………. (we; us)
10. You and…………. have to stay here. (I; me)
.Supply the correct possessives:
                                                                                                          1. John writes ……….. composition and we don’t write …………
2. The boys are waiting for ………… girlfriends.
3. Ted, are those some of ………….. friends?
4. That girl is asking about ………. pen.
5. He knows………. lesson well and I also know ……….. .
6. I love …………… country, do you love ………?
7. The women are preparing ……..sandwiches.
8. Jack and I are going to meet ………… friends.
9. The French painter drinks …………. tea at 4 o’clock.
10. Give me …………. address and I’ll give you ………… .

Tipos de discursos/ Discurso Poético

Tipos de Discursos Discurso  é a prática humana de construir textos, sejam eles escritos ou orais. Sendo assim, todo discurso é uma pr...